G.R.C Escola de Samba Só vou se você for |
Por Rose Mara Silva
Caros leitores, estamos na ativa a algumas semana já, mas apenas hoje foi possível colocar aqui um breve relato do que tem se passado com nosso projeto... Na realidade foram muitos acontecimentos que necessitam postagens específicas para serem expressos, mas por hora deixo um breve relato com a promessa/dívida de destrinchar alguns dos fatos nas próximas postagens...
Ensaio 7/7 - Foto: Abmael Henrique |
Iniciamos nosso projeto
com uma visita às lideranças comunitárias de Taipas e região para
aprofundarmos as questões de abrangência das ações, além de nos
atualizarmos sobre as demandas locais, uma vez que nossa parceria com
o Instituto Viva Taipas já nos proporcionou muitas informações,
mas ainda assim a visita nos colocou a realidade local de maneira bem
palpável. Antes desta visita tínhamos como proposta de ação
efetiva em Taipas apenas as oficinas de dança, música e grafitti,
mais a apresentação do espetáculo, o processo de treinamento
artístico e construção do espetáculo se daria na Saúde onde
dispúnhamos de um espaço físico. No entanto, após visitarmos as
lideranças de Taipas, repensamos nossas ações buscando adaptá-las
as necessidades locais e deixá-las mais abrangentes também, pois a
região carece muito de ações culturais. Assim, ampliamos nossas
parcerias e passamos a contar com o espaço físico da G.R.C. Escola
de Samba Só vou se você for para ensaios e demais eventos do
projeto.
Há três semanas
estamos passando nossos domingos em Taipas ensaiando na Escola de
Samba de portas abertas, a comunidade já tem percebido o movimento e
começa a se envolver nas ações, no último ensaio tivemos a visita
ilustre de crianças curiosas que passeavam pela rua e prometeram
acompanhar bem de perto nossa trajetória.
Ensaio 30/06 - Foto: Moça que passeava com seu cachorro |
No tocante a questões
artísticas do projeto também tivemos algumas transformações,
primeiro porque nos propusemos a olhar mais de perto a obra de
Suzart, e as observações nos tem trazido muitas questões corporais
e cênicas, entre elas o aprofundamento do estudo sobre as
manifestações brasileira de origem negra em suas particularidades
estéticas e técnicas, segundo porque estar em Taipas todo final de
semana ocupando a escola de samba que possui uma carga simbólica
considerável para a população local também nos traz a
possibilidade de uma construção cênica que realmente dialogue com
o local, e terceiro a população local tem se mostrado bastante
disposta em se envolver nas ações do projeto, o que pode nos trazer
um material dramatúrgico muito rico.
Ensaio 7/7 |
Por hora o que consigo
sintetizar para relato são essas ideias e nos próximos dias
desenvolverei algumas das questões expostas aqui, como por exemplo a
reflexão sobre a intensa visita aos líderes comunitários.
Axé!
Que beleza de iniciativa!Taipas merece e precisa de uma ação com tantas possibilidades artísticas!
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